top of page
  • Foto do escritorBruno Mendes

H2O & Sustainability Summit 2024 - Wrap Up

Na sequência da realização da SUMMIT que decorreu nos dias 19 e 20 Outubro 2023 no âmbito do H2O & SUSTAINABILITY INNOVATION HUB, apresenta-se um breve resumo.


O H2O & Sustainability Innovation HUB é um acelerador de inovação nas áreas da água, sustentabilidade (energias renováveis e eficiência energética) e economia circular que envolve Municípios, Instituições, Empresas, STARTUPS, Universidades e Centros de Investigação num ecossistema colaborativo tendo como parceiros de referência a Câmara Municipal de FaroPremiValor ConsultingVodafoneMinsaitFour Seasons FairwaysINDAQUAMazarsInfralobo, Ambifaro, Zertive Consulting e Câmara Municipal de Vila do Bispo.


Durante os dois dias do evento passaram pela Universidade do Algarve mais de 180 pessoas de 11 países como Portugal, Brasil, Espanha, Alemanha, Holanda, Estados Unidos e Reino Unido, representando 67 entidades como Municípios, Empresas do Sector do Turísmo, Entidades Gestoras de Concessões de Água, Empresas Tecnológicas, Universidades, Centros de Investigação, Startups e Instituições Públicas, tendo contado também com a presença de vários órgãos de comunicação social incluindo a TSF - Rádio NotíciasRTPSICLusa, etc.





Foram debatidos vários temas relevantes como os Desafios globais da sustentabilidade associados às alterações climáticas, Cidades inteligentes e sustentáveis, Restruturação de económico-financeira de concessões de água e saneamento, Aplicação de tecnologia em sistemas de água para obtenção de ganhos de eficiência, Tendências em termos de ESG, Turismo sustentável, Desafios e oportunidades relacionados com a dessalinização e Como os dados e a Inteligência Artificial podem ajudar a alcançar os objetivos de sustentabilidade.


O fair event contou com a presença de Empresas e Startups, dando lugar a momentos de networking e oportunidades de business development.


Teve também lugar a Cerimónia de Pitch da Call for Projects.


No final, os grandes vencedores foram, na Categoria de Estudantes, o projeto “ADSOLTECH” da Un. Málaga, “2LiveGreen – give a second life to goods” da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa e “HYDROUS – Hydrosolar Power Storage” da Universitat Politècnica de Catalunya (UPC).


Na categoria Investigadores, os vencedores foram: “Trees4Water – Innovation for Water Credits”, do CBMA - Centro de Biologia Molecular e Ambiental – Univ. Minho, “Nano beats Micro: using carbon Nanotubes to remove Microplastics from water” do CENTIMFE - Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos e “RESILIENT – Green Roofs in Urban Areas to Assist Climate Change Mitigation” da Universidade Católica Portuguesa e do CIIMAR.


Os vencedores da Categoria de Startups foram “Bandora Systems”, startup do Porto, “Windcredible” localizada em Lisboa e a “LS - Engenharia Geográfica”, startup de Faro.


Em nome dos parceiros do Grupo de trabalho, Obrigado a todos!

Kommentarer


bottom of page