top of page
  • Foto do escritorAndré Barata

Conclusão da 1.ª edição do CYBERSECURITY EXECUTIVE PROGRAM e cerimónia de encerramento

Dia 28 de abril de 2022 teve lugar na FCUL a última aula e a cerimónia de encerramento da 1.ª edição do CYBERSECURITY EXECUTIVE PROGRAM. Esta última aula consistiu num tabletop exercise para simulação de um ciberataque e aplicação dos conhecimentos adquiridos pelos formandos, conduzido pelo Almirante António Gameiro Marques e pelos docentes Sérgio da Silva Pinto e José Vale Matos.


A cerimónia de encerramento, contou também com a presença da Dra. Mafalda Alves Dias, da Vodafone que partilhou a experiência relativa à gestão do recente ciberataque, e com a presença da Coronel Ana Telha da Força Aérea Portuguesa | Portuguese Air Force, que abordou a importância da Cibersegurança nas infraestruturas críticas e serviços essenciais. A cerimónia incluiu ainda a partilha da experiência de um formando desta 1.ª edição, o Comandante Fernando Braz de Oliveira.


O CYBERSECURITY EXECUTIVE PROGRAM é uma iniciativa que se insere no âmbito do INNCYBER Innovation HUB, acelerador de inovação na área da cibersegurança que envolve universidades, centros de investigação, forças armadas e organizações de referência num ecossistema integrado de colaboração, contando como parceiros a Altice Portugal, Altice Labs, EDP, PwC Portugal e a PremiValor Consulting.


Fica o reconhecido agradecimento aos parceiros do INNCYBER INNOVATION HUB, nomeadamente ao General João Cartaxo Alves (CEMFA), Eng. José Alegria da Altice, Eng. Paulo Moniz da EDP, Eng. Marcelo Rodrigues e Dr. Antonio Loureiro da PwC e Eng. Alcino Lavrador da Altice Labs, que tornam o INNCYBER uma iniciativa possível em Portugal e com características únicas a nível Europeu.


A visão definida para o CYBERSECURITY EXECUTIVE PROGRAM é que seja o melhor curso de cibersegurança para executivos na Europa contando para tal com uma equipa única de professores/formadores muito experientes e que nesta primeira edição contribuíram com o seu tempo, dedicação e partilha de conhecimento: Almirante Gameiro Marques do Gabinete Nacional de Segurança, Eng. José Alegria da Altice, Eng. Paulo Moniz da EDP, Eng. Marcelo Rodrigues e Eng. Pedro Santinhos da PwC, Tenente-Coronel André Castro da Força Aérea Portuguesa, Prof.ª Ana Respicio da FCUL, Dra. Magda Cocco da VdA Vieira de Almeida e Eng. Luis Gonsalves, anterior responsável de cibersegurança do Banco de Portugal.


Também agradecer à FCUL e ao seu diretor Prof. Luís Carriço, pela parceria para desenvolver este curso e ao Prof. Antonio Casimiro, coordenador científico do CYBERSECURITY EXECUTIVE PROGRAM.

Após o sucesso desta primeira edição, tendo em conta o feedback recebido e pedidos de várias entidades para participarem numa próxima edição, irá proceder-se ao planeamento da segunda edição do CYBERSECURITY EXECUTIVE PROGRAM, que brevemente será anunciada no site do INNCYBER Innovation HUB.


O muito obrigado a todos, formandos, equipa docente e parceiros do INNCYBER!

bottom of page