top of page
  • Foto do escritorTelmo Vieira

Como identificar potenciais utilizações, “casos de uso”, de Inteligência Artificial (IA) numa organização?

Esta é seguramente uma questão que vários decisores já colocaram ou que mais tarde ou mais cedo irão sentir necessidade de colocar.


Compreender como identificar potenciais utilizações, “casos de uso”, de inteligência Artificial (IA) é crucial para os decisores, incluindo membros de Conselhos de Administrações, Gerentes e Diretores de áreas específicas ou departamentos.


Ao reconhecer onde a IA pode ter impacto, as instituições, empresas ou organizações públicas e privadas podem desbloquear novas oportunidades e impulsionar a inovação em diversas áreas, seja, por exemplo, identificando novos modelos de negócio, promovendo a experiência dos utentes/clientes, aumentar ganhos de eficiência, etc.


 As potenciais utilizações de Inteligência Artificial (IA) podem-se manifestar tipicamente de quatro maneiras ao longo da cadeia de valor de uma organização:





1.      ESTRATÉGIA: A IA pode auxiliar na previsão de indicadores-chave e na análise de métricas, fornecendo perspectivas valiosas para a tomada de decisões estratégicas.


2.      PRODUÇÃO: A eficiência é fundamental no cenário competitivo atual. A IA pode contribuir para a otimização de processos, permitindo que as organizações produzam bens ou prestem serviços de forma mais eficiente e com menor custo.


3.      PROMOÇÃO: O marketing direcionado/customizado é essencial para maximizar o retorno sobre o investimento. A IA pode apoiar a capacitar as empresas a promover produtos e serviços de forma mais eficaz, analisando dados dos clientes, identificando os alvos e proporcionando uma comunicação com mensagens mais personalizadas.


4.      ENTREGA: A experiência do cliente é um diferencial chave em muitas indústrias. Soluções impulsionadas pela IA podem proporcionar experiências personalizadas adaptadas às preferências individuais do utilizador, aumentando a satisfação e a fidelidade.


Ao compreender estas quatro dimensões, os decisores podem identificar áreas dentro de suas organizações onde a IA pode ser implementada de forma eficaz. Seja otimizando processos internos ou aprimorando iniciativas voltadas para o cliente, a IA tem o potencial de agregar valor significativo e impulsionar as empresas para o futuro da inovação.


 Quais são algumas potenciais UTILIZAÇÕES de IA que podem ser, por exemplo, aplicáveis nos HOSPITAIS?


Esta temática será abordada num próximo artigo no âmbito do H-INNOVA - Health Innovation HUB , mas ficam desde já alguns pontos:


- Análise de Imagens Médicas


- Eficiência Operacional e Otimização de Recursos


- Análise Preditiva para Cuidados ao Paciente


- Planos de Tratamento Personalizados


- Chatbots e Assistentes Virtuais de Saúde


- Monitorização Remota de Pacientes

Comments


bottom of page