top of page
  • Foto do escritorTelmo Vieira

Quais as tendências mais impactantes para 2024?


Prever tendências é sempre algo desafiador devido à natureza em constante mudança dos eventos globais, da tecnologia, da economia, etc. como aliás os últimos dois anos bem evidenciaram.


2023 foi o ano da democratização da Inteligência artificial


Em 2023, assistimos a uma fase de transformação significativa, marcada por inovações revolucionárias em várias indústrias. Desde avanços pioneiros em termos da Inteligência Artificial Generativa, com a generalização do uso do ChatGPT, até soluções para abordar desafios globais sustentabilidade. 


O que esperar para 2024?


Em 2024, é espectável continuidade de alguma instabilidade política, conflitos geopolíticos, mas também a desaceleração da inflação e a expectável descida das taxas de juro por parte do BCE.


 

E em Portugal? Que principais desafios esperar para 2024?


De forma não exaustiva, apresentam-se de seguida alguns dos principais desafios para 2024 que irão impactar cidadãos e organizações.



Cibersegurança


A Diretiva NIS2, publicada em dezembro de 2022, terá de ser transposta para a legislação nacional até Outubro de 2024. A diretiva irá exigir medidas de cibersegurança e de mitigação de risco às entidades nos setores de infraestruturas críticas e serviços essenciais, para além de responsabilização dos decisores das empresas de forma a promover uma maior cultura de segurança. Para o setor financeiro, as normas técnicas para os sistemas críticos de TIC previstos no Digital Operational Resilience Act (DORA) terão de ser implementadas até Janeiro de 2025.


Sustentabilidade | ESG


A sustentabilidade irá continuar a ser um tema com bastante relevância para o país e para as empresas em 2024.


Relativamente ao tema da água, a escassez, nomeadamente no Algarve, que se encontra atualmente na pior situação de sempre, poderá levar a medidas extremas como a necessidade de limitação do consumo. É necessário continuar a apostar no desenvolvimento de soluções inovadoras e mais eficientes com vista a aumentar a resiliência do recurso água.


Em matérias de ESG, com a entrada em vigor da IFRS S1 e IFRS S2 a partir de Janeiro de 2024, as entidades abrangidas irão ser obrigadas a divulgarem os seus riscos e oportunidades com impacto na sustentabilidade e clima, respetivamente, nos seus relatórios financeiros anuais.


Saúde


A área da saúde apresenta vários desafios para 2024, sendo alguns dos principais a atração e retenção de profissionais de saúde, a aposta na cibersegurança e a formação de profissionais de saúde em áreas como ciência de dados e tecnologia. Tecnologias como a IA, a RA/RV e o 5G irão ter um papel reforçado. 


A PremiValor Consulting conjuntamente com os seus parceiros irá continuar a trabalhar sobre alguns dos temas acima referidos como sejam a Saúde com especial foco na inovação ligada à tecnologia e dados, a Água, a Sustentablidade, os desafios ESG e a Cibersegurança.

Comments


bottom of page